quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ofenäpfel-gratin (gratinado de maças)

Essa sobremesa foi feita com muito carinho, pra receber uma pessoa muito querida, num dia cinzento, chuvoso, mas cheio de calor humano, boa prosa, risadas, enfim do jeitinho que eu gosto...simplicidade, amizade e claro um quitutezinho pra aquecer corpo e alma.
Adriana, muito obrigada pelo dia gostoso que passamos juntas...só faltou a Pam rsrs!!

Ingredientes:
Creme de baunilha
400ml de leite
gotas de extrato de baunilha
1 colher de sopa de baunilha
2 ovos
3 colheres de sopa de açúcar

Cobertura:
100gr de amêndoas moídas
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de suco de maça ou água

Recheio:
600ge de maças
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de açúcar
pedacinhos de manteiga


Modo de preparo:
Misture os ingredientes do creme, passe por uma peneira, e leve ao fogo até engrossar.
Coloque num refratário com capacidade pra 2 litros, e deixe esfriar.

Misture os ingredientes da cobertura, espalhe metade sobre o creme. Reserve o restante.

Corte as maças em fatias, misture com o açúcar e limão.
Arrume sobre o creme, e espalhe o restante da mistura das amêndoas.
Coloque pedacinhos de manteiga e leve pra assar em  forno pré aquecido 220°C, por 20 minutos.
Sirva morno com sorvete de baunilha.




segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bolo de iogurte com limão

Ja postei a receita desse bolo de iogurte aqui, mas dessa vez tinha um limão siciliano (casca amarelinha), dando bobeira na geladeira e resolvi experimentar.
Ficou uma delicia, um bolo super macio, refrescante, delicioso pra um cafézinho da tarde.
Vou postar a receita tal como fiz.

Ingredientes:
1 pote de iogurte natural (200gr)
1/2 xícara de óleo
suco e casca ralada de 1 limão siciliano
1 xícara e 1/2 de açucar
2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
1 colher de sopa de fermento


Modo de preparo:
Bater o iogurte, o óleo, o suco e a casca do limão com os ovos no liquidificador, juntar o açucar e a farinha aos poucos, e bater tudo muito bem.
Misturar o fermento delicadamente.
Colocar em forma de bolo inglês, com mais ou menos 30cm de comprimento.
Assar em forno pré aquecido 180°C.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Insulinpumpe

Há pouco mais de 1 ano, minha filhota na época com 14 anos, foi diagnosticada com Diabetes Mellitus Tipo 1 ou seja dependente de insulina. (http://quitutesdamonica.blogspot.com/2008/10/entre-altos-e-baixos.html)
Nesse ano, aprendemos juntos em familia, a lidar com os altos e baixos, com a insegurança de conviver com uma doença séria, mas que com os cuidados necessários, se pode viver uma vida normal.
Aprendi também, a enxergar a fortaleza e coragem que minha filha de 16 anos tem, fico impressionada e orgulhosa como uma "menina" tão nova, possa ter tanta maturidade e aceitar com positividade essa situação.
Tivemos e temos um apoio maravilhoso da medica endocrinologista, especialista em diabetes, e de uma nutricionista super meiga, que nos esclareceu muita coisa em relação a "dieta" que deveria ser feita.

Como vocês sabem, amo cozinhar, e embora coloque muitas receitinhas "pecaminosas" aqui, no nosso dia a dia, meu objetivo é trazer sempre à mesa uma comidinha gostosa e nutritiva. Com a ajuda da nutricionista, fiquei com meu coração leve, sabendo que o que fazia pra minha familia, estava nas regras de uma alimentação saudável.
Faço pouca fritura, cozinho "quase sempre" com azeite de oliva, cozinho meus legumes em vapor pra que conserve suas vitaminas, em toda refeição sirvo um desses carboidratos: arroz, pasta, batata ou pães de preferência integrais, sirvo sempre uma carne, seja aves, peixe ou carne vermelha, e claro não falta legumes e verduras. O leite também é sempre presente aqui em casa, consumimos em média 10 litros de leite por semana rsrs.

Bom, com essas regrinhas, aprendemos a controlar as quantidades de carboidratos e açúcares, tudo pesado de acordo com as calorias que Natasha necessita para o dia a dia. Parece um bicho de 7 cabeças, mas nos acostumamos bem, e ela não passa nem fome nem vontade de comer nada.
O tratamento com a insulina é extremamente importante, e com isso os indices de açúcar devem sempre ser medidos, com aparelhinho que ela mesma usa.

Há 1 semana, Natasha foi hospitalizada, para trocar o tratamento, a maneira como a insulina é entregue ao organismo, desde então ela usa uma Bombinha de insulina, que para nossa torcida, fará a vidinha dela mais fácil.
Vou postar aqui explicação desse aparelhinho, tal como os links de ajuda em portugues, ingles e alemão, espero que seja de ajuda pra outras pessoas.
O aparelho que minha filhota esta usando é da companhia Medtronic, não estou fazendo propagandas, mas vale deixar aqui nossa experiência positiva, que tivemos com a representante, que nos informou, educou, e ajudou muito a fazer essa troca.

Aqui esta:
"Uma bomba de insulina pode prover maior consistência e previsibilidade na absorção da insulina, tornando mais fácil aos pacientes manterem seu nível de glicose sanguínea mais próximos aos níveis considerados ideais pelos especialistas, oferecendo assim benefícios de saúde tanto a curto quanto a longo prazo. A bomba de insulina pode substituir as injeções através de seringa, permitindo ao diabético ter uma rotina de vida mais flexível, livre do esquema rígido de refeições e exercícios com hora marcada, além dos rígidos horários para dormir e acordar, necessidades estas presentes na terapia através de injeções de insulina através de seringas. Com a bomba de insulina, a pessoa com diabetes pode comer quando tem a vontade, apenas ajustando a taxa de infusão de insulina a necessidade específica daquele momento, afim de manter o nível ideal de glicose.

A Medtronic MiniMed oferece no Brasil a bomba Modelo 508 que é reconhecida pela sua longa história de segurança, confiabilidade e conveniência. A companhia oferece uma variedade de conjuntos de infusão, os quais os usuários, tipicamente, trocam a cada três dias."

Brasil: http://www.medtronicbrasil.com.br/BR/about/diabetes.html
USA: http://www.medtronic.com/your-health/diabetes/device/insulin-pumps/paradigm-pump/index.htm
Suíça: http://www.medtronic.ch/CH/de/patients/diabetes/pumpen_therapie.html

Filhota te amo muito, sou muito orgulhosa de ser sua mãe!!!

Ratatouille

O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragôut de legumes» ou «prato de berinjelas». [Pequeno Dicionário da Gastronomia].

Na realidade, esse prato é feito com os ingredientes picados, mas encontrei essa receitinha que me pareceu mais prática, e deixa uma aparência linda no prato quando servida.


Ingredientes:
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1/2 colher de sopa de tomilho picado
1/2 pimentão amarelo cortado em cubinhos
300gr de tomate
150gr de abobrinha
100gr de beringela
sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:
Numa panela com 1/2 colher de azeite, refogar a cebola, alho, pimentão e o tomilho, tempere com sal e pimenta, reservar.
Cortar os vegetais em rodelas de mais ou menos 2mm de espessura, salpicar um pouquinho de sal e pimenta.
Num refratário levemente untado, vá colocando as rodelas nessa ordem:
beringela, abobrinha, tomate e o refogado de pimentão.
Faça umas 3 camadas, sendo que a última termine com o tomate.
Cubra com papel aluminio, e asse em forno pré aquecido 200°C, por 30 minutos.


Mini hot dogs

Com a mesma massa dos mini burgers (http://quitutesdamonica.blogspot.com/2010/01/mini-burgers_28.html) , fiz esses mini hot dogs para o lanche da turminha aqui em casa.
Cortei a salsicha em 3 partes, e com mais ou menos 30 gr de massa, formei os hot dogs, pincelei com ovo batido e polvilhei sementes de gergelim.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

New look!

Hoje tive uma visita bem especial, minha amiga Nathaly Moreno de Meier é uma webdesigner muito talentosa, que com carinho me presenteou o colorido do desenho do Blog, feito pelo meu filho William.

Aqui vocês podem conhecer mais sobre o trabalho dela:  http://www.dynamicart.ch/

Nathaly Gracias por su trabajo y amistad!