quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pãezinhos de leite

Receita da Fran da comunidade Culinária-Receitas, tem cada coisa gostosa por lá...
Já tenho uma receitinha de pão de leite aqui http://quitutesdamonica.blogspot.com/2009/04/pao-de-leite.html mas como amo fazer pão, e esse foi muito elogiado, não resisti e corri pra cozinha pra experimentar...uma DELICIA, super macio e pode ser recheado com doces ou salgados o que farei com certeza da próxima vez...
Bom Proveito!!!


Ingredientes:
2 copos (requeijão) de leite morno (usei xícara como medida)
2 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colhes (sopa) de sal
3 tabletes ou 45 gr. de fermento biológico (eu usei 14gr de fermento instantaneo pra pão)
mais ou menos 1 kg de farinha de trigo


Modo de preparo:
Bater no liquidificador todos os ingredientes, menos a farinha
Colocar essa mistura em uma bacia e acrescentar a farinha de trigo aos poucos.
Coloque a massa em uma bancada e va colocando a farinha e sovando até a massa desgrudar das mãos.
Deixe crescer até dobrar de volume (uns 45 minutos).
Depois de crescida, fazer cordões como nhoque e cortar os pedacinhos de 5 cm mais ou menos e em seguida faça uma bolinha com eles (eu fiz pãezinhos de 70gr cada).
Deixar os pãezinhos crescer na assadeira, pincele com gema de ovo por cima, e deixe crescer por uns 30 minutos.
Assar com forno em temperatura mínima (180°C) e aumentar para média (200°C) pouco antes de começar a dourar.

Fica bom com geléia, manteiga, requeijão, patês....

5 comentários:

Dani disse...

que lindos um dia vou experimentar a fazer bjs

Tati - Panelaterapia disse...

Olá Monica, vi você falar do seu blog na comunidade do orkut e vim conferir. Quantas delícias!!!
Já estou seguindo e vou linkar no meu blog para voltar mais vezes!
Bjs

Monica disse...

Olá Daniela, faz e volta p contar ta bom, fica uma delicia!!!

Tatiana, obrigada pela visita, sinta se sempre a vontade aqui no meu cantinho viu!!
Beijocas p vcs!!

Mara Triebel disse...

Amiga querida..que delicia...uma perguntinha basica..o que vc diz com copo de requeijao..o msm que uma xicara....kkkk
Beijinhossss

Monica disse...

Oi Mara, coloquei a receita do jeito q vi, eu usei uma xicara, ja q aqui tbem não tenho a medida do requeijão rsrs...vou trocar p xicara.
Beijão!!