terça-feira, 11 de maio de 2010

Bacalhau com crosta de parmesão e manteiga de cebolinha

Há alguns meses atrás, recebi um presentinho que me fez lembrar da frase que uso no cabeçalho do blog

"Obrigado pelo seu dom de multiplicar o que sou e o que posso".

Meu querido amigo Wagner, do Blog Irlanda Colorida me presenteou com um livro de receitas da terrinha dos "Leprechauns"...sim direto da Irlanda.
Fiquei surpresa e muito mais lisonjeada por sentir o carinho e a confiança que ele mostrou ter por mim, pois nesse livro, há receitas dos mais nomeados estabelecimentos da Irlanda.
Demorei pra testar uma dessas receitas, por achar que não teria tamanho talento...mas como diz a frase acima, a confiança e amor daqueles que nos querem bem, multiplicam em nós o que Deus nos deu com tanto amor!
Wagner, que Deus multiplique todos os dons maravilhosos que você tem!
Obrigado pelo presente da amizade!






















Mãos a obra....
Ingredientes:
500gr de filés de bacahau fresco
50gr de queijo parmesão ralado
1 xícara de cebolinha picada
75gr de manteiga
50gr de farinha de rosca
sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:
Tempere os filés de bacalhau com um pouquinho de sal, pimenta e limão, reserve.
Misture o parmesão e a cebolinha, acrescente a manteiga em cubos e farinha de rosca, e tempere a gosto com sal e pimenta, leve à geladeira por 1-2 horas até ficar firme.
Seque os filés de bacalhau em papel de cozinha, coloque-os em uma assadeira untada (eu usei papel manteiga) e espalhe a mistura de manteiga uniformemente sobre cada um dos filés.
Asse por cerca de 15 minutos (dependerá da espessura dos filés) em forno pré aquecido a 200°C.
Servi com risotto de ervas aromáticas e tomate cereja.
 

7 comentários:

Wagner,Brasil disse...

afff...caí aqui ma Ilha. tive uma tontura, e por final me recobrei...quero o livro de volta. como eu não vi essa receita?...hahahahahahahah...arrasou amiga...prabéns: talento vc tem de sobra...arraaaaaaaasa

Tati - Panelaterapia disse...

Que receita incrível! Ficou lindo demais!!!
Bjs

Aparecida Miriam disse...

ai e eu que amoooooooo bacalhau!!! rsrs

Ateliete Events disse...

Além de cozinheira de mão cheia é modesta. Nunca experimentei, mas cada foto dos seus quitutes me faz literalmente "babar" chego até a sentir o cheiro. Talento não lhe falta.
Esta receita devia estar uma delicia ;)
Uma semana excelente.
Eliete

rose disse...

Oi Monica,
ha um tempo venho acompanhando seu blog e suas receitas deliciosas! ja fiz muitos paes, bolos, sopas daqui, hummm, muito gostosos, mas dessa vez essa receita nao deu certo, nao sei se foi pq coloquei pouca cebolinha, mas alem de ficar salgado, apesar de ter diminuido o queijo, enqto assava a manteiga derreteu toda, empapando a forma, os peixes, e por fim a crosta acabou nao ficou tao crocante :<
onde sera q errei???

Adoro suas receitas, seu jeito d ser, seu blog e parabens pela linda familia! bjs

Monikinha disse...

Oi Rose, seja sempre bem vinda à minha cozinha viu!!
O q será q aconteceu...vc usou o bacalhau fresco? esse não é o salgado q usamos de costume ta bom, tem q ser o peixe fresco mesmo...qto a manteiga, vc deixou na geladeira até a hora de assar o peixe?
Essa mistura tem q estar durinha até a hora de ir ao forno.

Espero ter respondido sua duvida.
Um grande beijo, e obrigada pelo carinho!!!

rose disse...

Oi, Monica
entao, eu usei o bacalhau fresco sim, e tbm deixei a manteiga na geladeira ate a hora de usar,tudo conforme a receita... bom, um outro dia tento de novo, hehe.
em tempo: gostei do post sobre ruibarbo. aqui no japao tem um iogurte de ruibarbo (esqci o nome em japones) e toda vez eu ficava olhando o desenho do dito cujo na embalagem e nao sabia o q era. depois do seu post agora ja sei sua identidade, mas por aqui so vi dentro do iogurte.... ^.^
bjm