quarta-feira, 30 de março de 2011

Pão de queijo

Bom, nem preciso falar que amo pão de queijo né...e essa receitinha é sensacional, crocante por fora, puxa por dentro, me lembra os pãezinhos de queijo das padarias mineiras.

Angela minha amiga querida, muito obrigada por mais uma deliciosa receita, como sempre arrasou!

Ingredientes:
200 ml de leite
200 ml de água filtrada
1 colher de sopa rasa de sal
100 g de gordura vegetal
500 g de polvilho azedo (eu uso o polvilho doce)
4 ovos ligeiramente batidos
250 g de queijo pamesão ralado fino


Modo de preparo
Ferva o leite, a água, o sal e a gordura vegetal.
Quando levantar fervura, jogue a mistura sobre o polvilho para escaldar e sove bem.
Junte os ovos um a um, amassando bem (fica uma massa grudenta).
Por último, acrescente o queijo e misture.
Deixe a massa na geladeira por cerca de 2 horas (é importante que fique na geladeira, pra dar o ponto de enrolar)
Unte as mãos com manteiga (eu uso óleo) e enrole os pãezinhos.
Asse em forno pré-aquecido a 180ºC até que estejam dourados (eu assei os meus em forno 200°C).


6 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Monikinha, use a batata já cozida mas durinha...
Eu também sou louca por pão de queijo!
Beijos!

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Mônica
Estive fora na roça por 7 dias...
O pão de queijo é bem relacionado com o interior e muito apreciado na cidade grande...
Eu gosto demais em todas as ocasiões...
Estou esperando vc para a nossa Blogagem Coletiva Fases da Vida sobre Infância... dia 15...
Bjs de paz e excelente semana.

Lu Barros (Eluza) disse...

lindo blog! lindo e gostoso, hum.... fiquei com agua na boca nesse pao de queijo. Pela descricao de seu perfil certamente seria facilmente sua amiga. Parabens pelo seu blog, visitarei e utilizarei suas receitas sempre. Abracos daqui de longe... da cidade das aguas, a Veneza brasileira. Beijos de luz e paz! (desculpe-me a falta de acentuacao nas palavras, estou em leptop que me deixa sem essa opcao).

Receitas especiais disse...

Que delicia, gosto muito de pão de queijo, e se tiver um cafézinho fica melhor ainda.

Anakoelho disse...

Oi Mônica!
Como vai vc?Espero q. bem.
Passei para uma visita pois adoro vir aqui,sempre tenho uma novidade para minha coleção de receitas,coloquei seu blog como favorito.Parabéns pelas receitas maravilhosas,obrigada por partilhá-las.
Boa noite t+.

Jacqueline Fürst disse...

Bem vou provar pela primeira vez fazer esta receita, mas com suas preciosas dicas espero acerta o ponto. Espero poder recebe-la com esta delicia saindo do forno na hora. um grande beijo e parabéns pelo seu trabalho.