domingo, 17 de agosto de 2008

O Monge e o cesto de bambu.


Havia um monge que reunia seus discípulos e os convidava a subir com ele, até o alto de uma montanha para rezarem juntos. Fazia isso todos os dias.
Perto dali, logo abaixo, havia um rio com águas puras e cristalinas.
Certa vez, um dos discípulos perguntou ao monge:
Mestre, por que rezamos todos os dias, se não conseguimos gravar as palavras em nossas mentes?
Pouco me lembro do que rezamos ontem e já nem sei o que falamos há dez dias ... O monge, com a calma e a serenidade que são típicas dessas pessoas, pegou um cesto de bambu, que estava próximo dali e o deu ao discípulo, dizendo :
Filho, vá até aquele rio e traga este cesto cheio d'água para mim. (Todos nós sabemos que um cesto de bambu não pode reter a água).
O discípulo lá se foi ...Ao voltar, com o cesto vazio, embora ainda molhado, o monge lhe perguntou o que ele havia concluído. E o discípulo respondeu :
Mestre, um cesto de bambu não pode reter a água, porque ela escapa pelos furos ...Só isso? Insistiu o monge. Então vá novamente ao rio e traga o cesto com mais água. E o discípulo foi novamente ...
Ao voltar, o monge lhe perguntou o que ele tinha concluído e a resposta foi a mesma. O monge pediu novamente para que ele repetisse a operação ... E fez isso várias vezes ...
Depois de várias idas e vindas, finalmente o discípulo concluiu :
Mestre, agora percebo uma diferença: o cesto está mais LIMPO do que antes!
Satisfeito com a conclusão, o monge acrescentou :
Exatamente! O mesmo acontece conosco, quando rezamos. Muitas vezes esquecemos as palavras, mas com certeza ficamos mais "limpos" e o nosso espírito é purificado a cada oração. Deus sempre nos dá conforto em meio à tristeza, paz em meio à tempestade, estabilidade em meio às mudanças, perdão em meio ao pecado e amor em meio ao ódio.
Através da oração, nós nos fazemos DISPONÍVEIS A DEUS.
UM ÓTIMO DIA PRA VOCÊS !!!

Um comentário:

Anônimo disse...

ADORO LER MENSAGENS DIARIAS. ELAS FUNCIONAM COMO O CESTO DE BAMBU. TODAS AS MENSAGENS TRAZ UM MOMENTO DE REFLEXAO E NESTE MOMENTO CORRIGIMOS AS FALTAS.
(MELHOROU RSRSRSR.)