segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ovos nevados

Esta sobremesa é a preferida por todos aqui em casa, e me traz gostosas memórias da minha infância. A minha paixão por culinária começou cedo, com uma pessoa muito especial p mim, minha Vózinha (e Madrinha) Vanda, eu passava minhas férias escolares com meus avós no Rio de Janeiro e minha infância foi perfumada com os Quitutes dessas mãozinhas de anjo. Todos os finais de semana minha vózinha preparava um Bolo e uma sobremesa como essa , por exemplo. Eu desde pequena me mostrei curiosa, e ela com muita paciência e um certo orgulho maternal, me ensinou os truques que aprendera com minha Bisavó Alzira, e também o amor com o que é colocado em cada prato!
Vozinha, obrigada por adoçar meus dias com seu carinho e guloseimas, você é um grande exemplo pra mim!!



agora vamos a receitinha...

Ingredientes:
1 litro de leite
5 ovos
açucar a gosto
1 colher de sopa de maizena
1 colher de chá de essência de baunilha


Modo de preparo:
Bata as claras em neve em ponto de suspiro e reserve.
Ferva o leite com a baunilha e o açúcar a gosto, abaixe o fogo, coloque as claras em neve em colheradas , deixe 15 a 20 segundos e retire com auxílio de uma escumadeira. Coloque em um refratário fundo. Reserve.
Acrescente ao leite fervido as gemas e a maizena diluidas em um pouco de leite frio, e passadas pela peneira, leve ao fogo até formar um creme.
Jogue o creme sobre os ovos nevados, e leve para gelar.


Nenhum comentário: