segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Bolo de carne e aveia

Ingredientes:
1kg de carne moída
1 pacote de sopa de cebola (aqui eu uso 2 pacotinhos de Zwiebelsauce do Migros)
2 ovos
1 xícara e meia de aveia moída
Ketchup pra cobrir o bolo.

Sugestões de recheio:
presunto e queijo fatiados
legumes diversos pré cozidos
bacon

Modo de preparo:
Misturar os ingredientes, menos o Ketchup até ficar bem incorporado.
Em um refratário, abrir essa mistura, e rechear a gosto, fechar o bolo de carne, e passar um pouco de Ketchup por cima.
Colocar pra assar em forno 180°c, por mais ou menos 1 hora.

Servir com arroz, ou batatas passadas na manteiga e alecrim.




Infos sobre a aveia:
Entre os cereais integrais, a aveia tem um destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo humano. A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. Atualmente, ela está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, controle da pressão arterial e regulagem do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso).A fibra solúvel presente na aveia, chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, pois retarda o esvaziamento gástrico, o que tem como resultado uma maior saciedade.Ao entrarem em contato com a água, as fibras formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas. Em relação ao seu poder hipocolesterolemiante, estudos sugerem que a ação da ß-glucana na diminuição do colesterol no sangue estaria ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Existem ainda outros alimentos que possuem ß-glucanas, como soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga e trigo para quibe.O consumo recomendado de fibras totais (ou seja, solúveis e insolúveis) é de 20 a 30 gramas por dia, o que comumente não é feito pela população em geral. Mas este objetivo pode ser alcançado com uma alimentação que dê preferência aos cereais integrais como aveia, frutas, verduras, legumes, leguminosas.

Por Milena Lima Nutricionista
Fonte: http://vilaequilibrio.vilamulher.com.br/materia/nutricao/21-aveia-saude-em-sua-mesa.html

4 comentários:

Unknown disse...

Olá, Monica, tudo bem? Sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Quaker. Adorei a sua receita do bolo de carne com aveia e gostaria de convidá-la para participar do Clube de Receitas no Orkut. Trata-se de um tópico em nossa comunidade que reúne receitas que incluam aveia nos ingredientes e que serão testadas pela própria Quaker. Se aprovadas, serão colocadas no site da empresa como indicação do consumidor, que tal? Gostaria muito de contar com a sua participação. Caso tenha interesse, me mande um e-mail: giovanna.carvalho@edelman.com

Abraços.

Monica disse...

Giovanna, obrigada pela visita e pelo convite. Fico feliz em participar de algo que promove saude e bem estar. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Olá Monica
Eu já fiz muito este bolo de carne aqui em casa...humm delicioso. Só que eu recheava com espinafre cozido no bafo da panela com queijo mussarela e por cima coloco fatias de bacon...ai ai ai..
bjksssss amei tudo!!

Monica disse...

Edna realmente esse Bolo de carne é delicioso, sem contar com a facilidade de preparo né...e qto ao recheio, uso o q tenho na geladeira, sempre muito legumes.

Muito obrigada pela visita, volte sempre! Beijinhos!