quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Insulinpumpe

Há pouco mais de 1 ano, minha filhota na época com 14 anos, foi diagnosticada com Diabetes Mellitus Tipo 1 ou seja dependente de insulina. (http://quitutesdamonica.blogspot.com/2008/10/entre-altos-e-baixos.html)
Nesse ano, aprendemos juntos em familia, a lidar com os altos e baixos, com a insegurança de conviver com uma doença séria, mas que com os cuidados necessários, se pode viver uma vida normal.
Aprendi também, a enxergar a fortaleza e coragem que minha filha de 16 anos tem, fico impressionada e orgulhosa como uma "menina" tão nova, possa ter tanta maturidade e aceitar com positividade essa situação.
Tivemos e temos um apoio maravilhoso da medica endocrinologista, especialista em diabetes, e de uma nutricionista super meiga, que nos esclareceu muita coisa em relação a "dieta" que deveria ser feita.

Como vocês sabem, amo cozinhar, e embora coloque muitas receitinhas "pecaminosas" aqui, no nosso dia a dia, meu objetivo é trazer sempre à mesa uma comidinha gostosa e nutritiva. Com a ajuda da nutricionista, fiquei com meu coração leve, sabendo que o que fazia pra minha familia, estava nas regras de uma alimentação saudável.
Faço pouca fritura, cozinho "quase sempre" com azeite de oliva, cozinho meus legumes em vapor pra que conserve suas vitaminas, em toda refeição sirvo um desses carboidratos: arroz, pasta, batata ou pães de preferência integrais, sirvo sempre uma carne, seja aves, peixe ou carne vermelha, e claro não falta legumes e verduras. O leite também é sempre presente aqui em casa, consumimos em média 10 litros de leite por semana rsrs.

Bom, com essas regrinhas, aprendemos a controlar as quantidades de carboidratos e açúcares, tudo pesado de acordo com as calorias que Natasha necessita para o dia a dia. Parece um bicho de 7 cabeças, mas nos acostumamos bem, e ela não passa nem fome nem vontade de comer nada.
O tratamento com a insulina é extremamente importante, e com isso os indices de açúcar devem sempre ser medidos, com aparelhinho que ela mesma usa.

Há 1 semana, Natasha foi hospitalizada, para trocar o tratamento, a maneira como a insulina é entregue ao organismo, desde então ela usa uma Bombinha de insulina, que para nossa torcida, fará a vidinha dela mais fácil.
Vou postar aqui explicação desse aparelhinho, tal como os links de ajuda em portugues, ingles e alemão, espero que seja de ajuda pra outras pessoas.
O aparelho que minha filhota esta usando é da companhia Medtronic, não estou fazendo propagandas, mas vale deixar aqui nossa experiência positiva, que tivemos com a representante, que nos informou, educou, e ajudou muito a fazer essa troca.

Aqui esta:
"Uma bomba de insulina pode prover maior consistência e previsibilidade na absorção da insulina, tornando mais fácil aos pacientes manterem seu nível de glicose sanguínea mais próximos aos níveis considerados ideais pelos especialistas, oferecendo assim benefícios de saúde tanto a curto quanto a longo prazo. A bomba de insulina pode substituir as injeções através de seringa, permitindo ao diabético ter uma rotina de vida mais flexível, livre do esquema rígido de refeições e exercícios com hora marcada, além dos rígidos horários para dormir e acordar, necessidades estas presentes na terapia através de injeções de insulina através de seringas. Com a bomba de insulina, a pessoa com diabetes pode comer quando tem a vontade, apenas ajustando a taxa de infusão de insulina a necessidade específica daquele momento, afim de manter o nível ideal de glicose.

A Medtronic MiniMed oferece no Brasil a bomba Modelo 508 que é reconhecida pela sua longa história de segurança, confiabilidade e conveniência. A companhia oferece uma variedade de conjuntos de infusão, os quais os usuários, tipicamente, trocam a cada três dias."

Brasil: http://www.medtronicbrasil.com.br/BR/about/diabetes.html
USA: http://www.medtronic.com/your-health/diabetes/device/insulin-pumps/paradigm-pump/index.htm
Suíça: http://www.medtronic.ch/CH/de/patients/diabetes/pumpen_therapie.html

Filhota te amo muito, sou muito orgulhosa de ser sua mãe!!!

6 comentários:

Tatiana disse...

Mônica esse tipo de postagem pode ajudar muita gente!
Parabéns pela iniciativa e que vom que vocês conseguem lidar com essa doença de maneira responsável. Tenho certeza que seu carinho e dedicação foram importantíssimos para a adptação.
Bjs

Iliane disse...

bela postagem...muito util para todos..não conhecia com tantos detalhes assim sobre o assunto!!parabens pela postagem!bjus

Silmara Regina disse...

Moniquinha, essa postagem é muito útil a todos.
Você esta de parabens pela garra dessa linda filha, com certeza ela aprendeu tudo isso com vc .
Que Deus abençoe e que esse aparelho faça com que a vida de vcs fiquem mais tranquila.
Bjs.

Wagner, DUBLIN disse...

parabéns pela iniciativa e espero que ela se adapte muito bem ao novo aparelhinho. Quitutes da Monica também é informação e saúde.Beijos irlandeses.

pulinha disse...

Oi Monica, fiquei fan do seu site faz pouco tempo, mas vc sempre posta coisas fantasticas!!!Essa realmente foi uma das melhores!
Sou cientista e tenho uma colega q trabalha aqui em GEnebra na pesquisa de uma cura pra essa doenca! Sempre torco pra que eles descubram algo novo!
Espero que sua filha se de super bem com o 'brinquedinho' novo dela.
bjs

Ana Claudia Lintner disse...

Minha amiga,
que Deus abencoe este tratamento e que de super certo pra sua filhota. Sabe que to na torcida, ne?
Beijos